Modelo de Contrato de Comodato – Grátis para Baixar!

Saiba mais sobre o modelo de contrato de comodato, documento utilizado quando ocorre o empréstimo de algum bem, móvel ou imóvel. O instrumento visa esclarecer as cláusulas para o empréstimo, conservação e devolução do bem emprestado.

O contrato é um documento muito utilizado no dia a dia, sobretudo para garantir acordo feito entre pessoas, empresas. Existe contrato de trabalho, locação, compra e venda, comodato, dentre outros, que devem ser feitos ao iniciar o acordo entre as partes, dando maior garantia e segurança para todos.


Saiba aqui, a importância do contrato de comodato, dados necessários, dicas para escrever o seu e o modelo pronto para baixar.

Modelo de Contrato de Comodato

Importância do contrato de comodato

O contrato de comodato visa garantir o empréstimo gratuito feito entre as partes – comodante e comodatário, estipulados no documento. Entre as cláusulas, está a de fazer a devolução do bem emprestado no prazo definido e também nas mesmas condições de uso da data do empréstimo.

Esse tipo de contrato não tem a necessidade de ser registrado em Cartório. Apenas quem utiliza o empréstimo, o comodatário tem o dever de seguir o contrato não solene feito entre as partes, por se tratar de um acordo de empréstimo não remunerado.

Através do documento escrito, é muito mais fácil comprovar as condições do empréstimo, por isso ele deve ser feito no inicio do empréstimo e assinado pelos envolvidos.

O comodato se aplica somente ao empréstimo feito de bem não fungível. Existe ainda, o comodato modal, que é o empréstimo por meio de algum valor pago ao comodante. Outra informação importante, é de que o contrato somente começa a ser válido quando o bem é entregue ao comodatário, ou seja, o que pegou emprestado.

No código civil brasileiro, o comodato esta disposto nos seguintes artigos: 579 e 585.

Modelo de Contrato de Comodato

Dados necessários

Os dado que devem constar no documento:

  • Nome completo do comodante e comodatário;
  • Número completo do RG;
  • Número completo do CPF;
  • Endereço residencial completo;
  • Profissão;
  • Estado Civil;
  • Dentre outras informações sobre o bem e o empréstimo que será realizado.

É muito importante que todos os dados e informações estejam corretas, a fim de evitar problemas no futuro.

Dicas para escrever o documento

Ao escrever o seu contrato, siga essas dicas:

  • Deixe claro o período e condições para o empréstimo do bem, além de deixar claro o prazo para devolução;
  • Redija em computador e pegue a assinatura de todos os envolvidos no comodato.

É bem recomendado o uso do contrato em situações de comodato, dessa forma ambas as partes ficam seguras, principalmente o comodante, principal interessado na conservação, devolução e cumprimento do contrato.

Se preferir, você pode utilizar o modelo de contrato pronto, sendo uma forma prática de fazer o documento. Você pode editá-lo da maneira que preferir, inserindo os dados do comodante e comodato, além de informar as data para entrega e devolução do empréstimo e outras informações.

Modelo de Contrato de Comodato

Modelo de contrato de comodato: Baixar

Para facilitar disponibilizamos o modelo de contrato para download, em PDF e DOC.

Você pode baixar, editar e imprimir o seu modelo de contrato de comodato!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.